Pesquisas

Dentre as principais linhas de pesquisa desenvolvidas pelo GMSSA destacam-se:

- Dinâmica de veículos offroad (BAJA) ou Fórmula SAE mediante a aplicação de software multicorpos;
- Estudo de estratégias de otimização de suspensões independentes (geometria e topologia);
- Aplicação da Teoria da Confiabilidade em suspensões automotivas;
- Estudo da geometria do movimento de mecanismos de suspensão;
- Aplicação da técnica multicorpos em mecanismos veiculares;
- Projeto e otimização de silenciadores (mufflers) automotivos;
- Controle ativo de ruído aplicado ao sistema de exaustão automotivo;
- Controle de vibração e ruído de sistemas veiculares;

Dentre os trabalhos de pesquisa em andamento, citam-se:

- Proposição de uma metodologia integrada CAD/CAE para avaliação da geometria de suspensões Duplo “A”:camber, caster e convergência
- Estudo da dinâmica vertical considerando o modelo de ¼ de veículo.
- Planejamento, concepção e construção de dispositivo de teste de suspensão veicular.
- Estudo do comportamento em curvas de veículos esportivos.
Modelagem de uma suspensão MacPherson utilizando o mecanismo biela manivela invertido.
- Aplicação da teoria da confiabilidade no estudo da integridade de eixos sob torção
- Estudo, avaliação e o projeto estrutural de um sistema de proteção contra impactos e capotagem (ROPS}para os veículos 4x4 da Vale. (Pesquisa desenvolvida em parceria com a Mineradora Vale)